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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sardinha na pressão.



Quem gosta de peixe, adora uma sardinha. Barata e saborosa, a sardinha também é saudável, ela é tão rica em ômega 3 quanto o salmão. O ômega 3 é um ácido graxo que tem o poder de melhorar o sistema cardiovascular, previne as doenças coronarianas, induz a longevidade, melhora os sintomas da depressão além de seus poderes anti - flamatórios. A sardinha é um dos alimentos mais ricos em cálcio, mais até que o leite! 

A sardinha também é rica em proteínas de boa qualidade e pobre em calorias, cerca de 170 Kcal em 100 g, mais ou menos 3 sardinhas médias.

O único problema é que no Brasil, a gente adora uma sardinha fritinha, esse modo de preparo destrói a maior parte dos nutrientes por causa da alta temperatura do óleo para a fritura. Uma boa opção é a sardinha em lata, que é boa mas .... é em lata! 

A avó do meu marido é espanhola e ela não para de falar na tal "sardinha na pressão". Ela vive exaltando as maravilhas da receita, que é boa para comer pura, com arroz, com macarrão, com batatas, com pão... com a mão. A D. Carmem nasceu em 1929, ela vivia na Galícia em uma cidadezinha que faz divisa com Portugal. Naquela época, eles não tinham geladeira, as comidas tinham que ser preparadas de forma que prolongasse a vida útil delas, a receita que eu vou postar aqui é bem parecida com a que ela usava em seus tempos de moça.

Um belo dia, a sardinha estava R$ 2,50 o Quilo nas Sendas. Não pensei duas vezes e pedi 3 Kg logo. É  sardinha para chuchu ! Elas foram parar na minha panela de pressão lindas e prateadas. D. Carmem tinha razão, elas cozidas são delíciosas!


Antes de passar a receita vou dar umas dicas de como escolher a sardinha, isso serve para qualquer peixe:

  • Os olhos devem estar brilhantes;
  • A pele firme;
  • As brânquias avermelhadas;
  • Dê preferência para as sardinhas mais gordinhas.
A receita é bastante simples e prática, não requer muita habilidade na cozinha. Meninas, arregassem as mangas e mãos à obra!

  1. 1 Kg de sardinha limpa, tanto faz com ou sem as cabeças;
  2. 3 tomates maduros picados sem as sementes;
  3. 1 cebola grande picada;
  4. 1 pimentão grande picado;
  5. 1 xícara de vinagre;
  6. 1 xícara de azeite (Fica mais gostoso e saudável) ou óleo;
  7. 1/2 xícara de água;
  8. Sal à gosto (eu coloco 1 colher cheia daquelas de café).
Não precisa, mas eu gosto de temperar antes com uma mistura de alho batido, sal, um pouco de pimenta do reino e 1/2 limão. Deixo descansar 15 minutinhos antes de preparar o prato. Dá uma diferença no final.

A maneira de dispor as sardinhas na panela de pressão é a seguinte: Cubra o fundo da panela com os temperos picados, as sardinhas enfileiradas, disponha outra camada de tempero, sempre alternado - os até terminar os ingredientes.

Tempero,

Sardinha e

tempero.

Misture o sal na água e jogue por cima das sardinhas. Depois coloque o vinagre e o azeite. Tampe a panela e coloque no fogo alto até começar a apitar. Apitou, abaixe o fogo no mínimo e deixe por 1 hora no fogo.

Não esqueça de tirar a pressão da panela antes de abrir. Depois de uma hora, a sardinha já estará bem cozida. Prove uma só para se certificar que as espinhas já estejam bem molinhas, caso não, coloque mais um pouco de água e deixe mais 10 minutos com a panela apitando. E sua sardinha estará pronta e com um molho delicioso. Depois é só escolher uma das sugestões da D. Carmem e aproveitar.


Beijocas....


11 comentários:

  1. Eu já fiz sardinha assim, fica super bom!

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  2. Acho a sardinha frita tão gostosinha, mas não sabia que perdia seus nutrientes. tá na hora de eu rever alguns hábitos. bjs

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  3. Vou fazer esta receita gosto de sardinha.

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  4. E tao bom que vou fazer denovo.........bom.....


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    Respostas
    1. Gostou???? Delícia.... Vou fazer também!!!!

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  5. Minha mãe vai fazer hoje essa receita, mais parece ficar muitoo bom

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